Colecistectomia Robótica

Entenda como funciona o procedimento

Colecistectomia é o nome técnico para a retirada da vesícula biliar. Cálculos na vesícula ou pedras, como chamamos popularmente, é uma doença muito comum no mundo inteiro.

Na maioria das vezes a retirada da vesícula é indicada para evitarmos complicações como inflação da vesícula, icterícia obstrutiva ou até pancreatites. Inicialmente a cirurgia era realizada por meio de um corte no abdôme do paciente. Há cerca de 30 anos esta cirurgia passou a ser realizada por laparoscopia, onde realizamos pequenas incisões no abdome, operando via instrumentos e uma câmera introduzida por estes mini cortes. Agora podemos fazer este tipo de cirurgia via ROBÓTICA. Nessa técnica o cirurgião não manuseia de forma direta os instrumentos cirúrgicos. Na verdade, por meio de um uma mesa de controle ele opera um equipamento robótico que contém todo o instrumental que será utilizado. A operação é feita pelo robô que é controlado pelo cirurgião.

Quais são as vantagens da colecistectomia robótica?

Para paciente

• Segurança
  • Menos complicações;
  • Menos dores no pós operatório;
  • Melhor resultado estético;
  • Retorno mais rápido às atividades.

Para o cirurgião:

• Posição de trabalho mais confortável;
  • Menos cansaço;
  • Visão com mais detalhes- 4k
  • Mais segurança nos movimentos;
  • Maior precisão técnica.

Normalmente, nessas cirurgias, o paciente recebe alta no mesmo dia, estando apto a rotina diária em poucos dias.